Adeus, gasolina: estas marcas vão parar de investir nos motores a combustão
Até mesmo no Brasil, onde a estrutura ainda engatinha, os carros elétricos vêm se tornando mais próximos da realidade. Na Europa, onde alguns países já têm data para proibir a venda de veículos a combustão, os carros movidos a baterias vêm crescendo rapidamente. Tanto que algumas das maiores montadoras do mundo já anunciaram que deixarão de investir nos propulsores convencionais de combustão interna.
Por aqui, já é possível ver, em casos como o da Volvo, que o avanço em direção aos elétricos não tem mais volta. Se você entrar em qualquer loja nacional da marca sueca hoje, não vai encontrar mais nenhum modelo que não seja ao menos híbrido. Os dias dos modelos movidos puramente a combustíveis fósseis já estão no passado da empresa.
Separamos uma lista com mais algumas das principais montadoras de veículos do mundo que se tornarão totalmente elétricas ou deixarão de desenvolver motores a combustão nos próximos anos.
Jaguar – 2025
Bentley – 2026
Ford (Europa) – 2026
Volvo – 2030
Volkswagen – 2030
General Motors – 2035
Mercedes-Benz – 2039
Audi – Sem data
Stellantis – Sem data
A Stellantis detém diversas marcas em todo o mundo, sendo que, apenas no Brasil, é a responsável por Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën. O grupo ainda não tem uma data definida para oferecer apenas veículos elétricos ou eletrificados globalmente, mas, na Europa, isso deve ocorrer a partir de 2025. Segundo o CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares, a parcela de carros totalmente elétricos nas vendas da empresa deve crescer rapidamente.
fonte : CNN