Governo de SP inicia distribuição aos municípios dos medicamentos do kit intubação recebidos do governo federal
Sedativos e relaxantes musculares distribuídos pelo Ministério da Saúde devem durar 48 horas.
O governo de São Paulo começou a distribuir neste sábado aos municípios os medicamentos do chamado “kit intubação” recebidos do governo federal como anestésicos e relaxantes musculares.
Segundo o Ministério da Saúde, foram comprados 2,3 milhões de medicamentos de intubação orotraqueal. O estado de São Paulo recebeu 407.507 medicamentos, uma quantidade insuficiente e deve durar no máximo 48 horas, já que a demanda é de 3,5 milhões por mês.
“Eles estão sendo distribuídos aos municípios para acolhermos onde tem uma demanda maior. Temos que lembrar que há muitas semanas nós estamos trabalhando no limite, enviamos nove ofícios ao Ministério da Saúde para o apoio e recebemos agora um quantitativo muito baixo, que dá apenas para 48”, afirmou o secretário da Saúde Jean Gorinchteyn.
De acordo com o secretário, as 48 horas são para a quantidade distribuída pelo Ministério da Saúde. “Nós temos um quantitativo para alguns outros dias”, disse.
O lote saiu da China na madrugada de quarta (14) e desembarcou no Aeroporto de Guarulhos na noite de quinta (15). Os produtos foram doados ao governo federal por um grupo de empresas formado por Petrobras, Vale, Engie, Itaú Unibanco, Klabin e Raízen.
O repasse acontece depois de nove ofícios enviados pelo governo de São Paulo pedindo ajuda emergencial na reposição dos produtos usados no tratamento de pacientes internados com Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de todo o estado.