Conselheiros tutelares do Estado poderão ser incluídos no Plano Estadual de Imunização
Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Conselho Tutelar do Estado de São Paulo, o deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos), protocolou no dia 29 de março, a indicação nº 1223, e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 31 de março, onde determina e pede ao Secretário de Saúde do Estado de São Paulo à inclusão dos conselheiros tutelares, entre os grupos prioritários para recebimento da vacina contra a Covid-19 constante no Plano Estadual de Imunização.
De acordo com o trecho da indicação, é essencial a inclusão dos Conselheiros Tutelares na lista de prioridades para vacinação, visto que estes profissionais estão exercendo suas atividades com normalidade, inclusive em plantão de 24 horas, onde atendem denúncias, reivindicações, reclamações e solicitações realizadas na proteção de crianças, adolescentes, familiares e a comunidade no geral. Ainda, segundo o documento, estes atendimentos dependem da averiguação dos conselheiros tutelares nos locais onde se encontram as vítimas para comprovação dos fatos denunciados.
Segundo o deputado, o período da pandemia teve aumento nos casos na demanda do trabalho destes profissionais, por conta do grande número das denúncias de abusos contra a criança e adolescente.
“O Estado possui 722 Conselhos Tutelares, onde seus conselheiros estão totalmente vulneráveis perante ao COVID-19, essa reivindicação se faz justa e necessária, pois são profissionais na linha de frente no enfrentamento da violência as nossas crianças e adolescentes”, disse Santos.
Texto e foto: Abrahão Hackme / Assessoria de Imprensa – Deputado Estadual Sebastião Santos (Republicanos)