Vai ter paciente no corredor’, diz secretário da Saúde de SP
O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, anunciou nesta sexta-feira (5) uma “operação de guerra” no sistema de saúde para acolher pacientes com Covid-19 no estado. O governador João Doria (PSDB) anunciou ainda a criação de um novo hospital de campanha, que deve ser detalhada na próxima segunda-feira (8).
“
‘Nós precisamos de ajuda, porque estamos em guerra’, disse Jean Gorinchteyn nesta sexta-feira (5), em coletiva na qual governador João Doria anunciou criação de novo hospital de campanha. Estado de SP bateu recorde de ocupação de UTIs, de mortes por coronavírus em 24h e de pacientes internados com Covid-19 nesta semana.
Nós vamos continuar abrindo leitos dentro dos hospitais. Abriremos em qualquer lugar desses hospitais: seja nos anfiteatros, seja nos ambulatórios, seja nos corredores. Ah, paciente no corredor? Vai ter paciente no corredor, o que nós não queremos é paciente desassistido”, disse Gorinchteyn.
Durante a coletiva de imprensa, o secretário apresentou ainda os indicadores de saúde do estado, que teve recorde de mortes por Covid-19 em 24h nesta semana, além do maior índice de ocupação de UTIs desde o início da pandemia e também o maior total de pacientes internados com confirmação ou suspeita da doença.
O secretário pediu ajuda aos conselhos regionais de profissionais de saúde para que voluntários possam auxiliar no atendimento da linha de frente.
“Nós precisamos agora do apoio dos conselhos regionais de classe: do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional de Fisioterapia, do Conselho Regional de Enfermagem, para que nos ajudem com voluntários. Nós precisamos de ajuda. Porque estamos em guerra”, afirmou.
Fonte : G1