Polícia Ambiental flagra cinco indivíduos caçando nas margens do Rio Grande
Durante Operação Rodovia Mais Segura e patrulhamento rural as margens do Rio Grande, no município de Colômbia/SP. A equipe da Polícia Ambiental se separou com cinco indivíduos caçando, em local típico de caça, acompanhados por oito cachorros treinados para caçar, além de facas, lança, lanternas e GPS.
Em contato com os policiais ambientais, e após serem perguntados, sobre a autorização para praticar a caça, eles disseram que iriam caçar javali, mas não possuíam nenhuma autorização do proprietário e tampouco licença para praticar o manejo.
Os infratores foram autuados com a penalidade de advertência por incorrerem no disposto do Art. 25 da Resolução SMA 48/2014. Penalmente infringiram, os acusados infringiram o artigo 29 da Lei 9.605/98, e responderão ao processo em liberdade, cuja pena é de detenção de 6 meses a 1 ano.
Os cachorros não tinham ferimentos e não apresentavam sinais de maus tratos, foram apreendidos e depositados com o infrator, até decisão judicial.
A caça de animais silvestre é proibida em todo o Estado e o manejo do Javali depende de licenciamento junto ao órgão ambiental.