“Documento oficial com fotografia é imprescindível para votar”, afirma juíza eleitoral Dr. Fernanda
Foto – Dra. Fernanda Vazquez, juíza eleitoral, durante entrevista na tarde de ontem
Na tarde de ontem, a Juíza de Direito da 21ª Zona Eleitoral de Barretos, Dra. Fernanda Vazquez, em entrevista coletiva passou algumas orientações aos eleitores de Barretos e Colômbia, sobre a votação neste domingo (15), que acontece das 7h às 17h. Segundo a juíza eleitoral, o documento oficial com fotografia é imprescindível ou baixar o aplicativo e-título, onde tem todos os dados do eleitor para quem já fez a biometria. A magistrada também orientou os eleitores a usarem máscaras e levar caneta para votar. “Houve um plano sanitário específico para essas eleições e todos terão acesso a álcool em gel antes e depois de votar. Eu convido todos neste domingo, dia 15 de novembro, a exercer a cidadania e o seu direito ao voto, elegendo o prefeito e o vereador que apresentou as propostas de acordo com o interesse de cada eleitor”, afirmou.
Propaganda
A propaganda eleitoral pode ser feita pela internet até hoje (14) e não pode ser publicada no dia eleição, sendo crime eleitoral. “Até a véspera é possível fazer propaganda do candidato e as propagandas que estão na internet não precisam ser removidas. O que não pode haver é uma nova postagem”, orientou a Dra. Fernanda.
Carreatas
Hoje não estão autorizadas as carreatas de candidatos na véspera das eleições. “Esse juízo eleitoral baixou proibindo as carreatas na véspera por questões sanitárias, para garantir a saúde dos candidatos e munícipes”, afirmou Dra. Fernanda.
Abstenção
De acordo com a Juíza Eleitoral, Dra. Fernanda Vazquez, apesar da Covid-19 estar com números oficiais decrescentes, contudo poderá haver um número maior de abstenção nestas eleições. “Mas reforço que a votação terá horário de votação preferencial para as pessoas mais vulneráveis e teve todo o aparato montado para dar segurança para o eleitor e quem for votar no pleito”, orientou.
Santinhos
Sobre o derrame de santinhos, a Juíza Eleitoral, lembrou que é crime o derrame de santinhos na véspera das eleições. “Conclamo os partidos e os candidatos que mudem a postura para essa eleição. Que mostremos que Barretos tem uma eleição, com evolução do que foi a última e as anteriores. Não só pela lei que tornou crime o derrame de santinhos”, afirmou a juíza eleitoral.