Justiça concede liminar para impedir divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Cajobi -SP
A Justiça Eleitoral concedeu liminar em uma representação eleitoral ajuizada pela COLIGAÇÃO A VERDADEIRA MUDANÇA, de Cajobi, que tem como candidato a Prefeito Gilberto Domingues e vice-prefeito João Gobbi, contra a empresa de pesquisa denominada PUBLI.QC PESQUISA & EDITORA LTDA, por entender haver indícios de irregularidade. A decisão está publicada no site da Justiça Eleitoral de Monte Azul. A empresa pretendia realizar pesquisa para intenções de votos para prefeito e vereadores na cidade de Cajobi, para ser divulgado o resultado nesta semana, com previsão no dia 4, quarta-feira. Essa mesma empresa foi condenada duas vezes pela Justiça Eleitoral de Olímpia, por divulgar pesquisa fraudulenta.
A Coligação “A Verdadeira Mudança”, de Cajobi, observou que a metodologia a ser aplicada estava irregular, assim como a divulgação do resultado no dia 4/11, ou seja, data anterior a realização da pesquisa (dias 6 e 7/11), o que demonstrou claramente indícios de intenção de fraude. Outro fato que chamou a atenção da coligação foi o valor declarado de R$ 1.000,00 (mil reais), atribuído para realização da pesquisa, muito abaixo de qualquer preço praticado no mercado, e que seria arcado pela própria empresa. A Coligação argumentou que “divulgação de pesquisa irregular é punível com multa e prejudica a lisura da campanha eleitoral e o processo democrático eleitoral, podendo seus responsáveis responderem processo criminal”.
A empresa PUBLI.QC PESQUISA & EDITORA LTDA tem como nome fantasia “O JORNAL EXTRATO”, sendo a mesma empresa que publicou resultados de pesquisa na região, em setembro de 2020, cujo a credibilidade foi colocada em dúvida.