Deic detém homem por violação de direito autoral durante a 2ª fase da Operação 404
A Polícia Civil prendeu, ao longo desta quinta-feira (5), um homem acusado de disponibilizar na internet conteúdos audiovisuais extraídos de serviços de streaming e programação de TV por assinatura. Ele foi detido no bairro São Rafael, na zona sul da cidade de São Paulo.
A ação foi deflagrada por agentes da 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG), do Departamento Estadual de Investigações Gerais (Deic), que realizavam diligências no âmbito da 2ª fase da Operação 404, realizada em todo o país para combater a pirataria de streaming
Durante cumprimento de um mandado de busca em um imóvel na rua Ayrton Senna, no bairro São Rafael, na zona sul da capital, um homem foi preso em flagrante pelo crime de violação de direito autoral – ele é criador e gestor de um aplicativo capaz de extrair conteúdo audiovisual.
Os conteúdos eram retirados de serviços de streaming e programação de TV por assinatura e, segundo apurado, oferecido e disponibilizado ao público através da internet, mediante o pagamento de uma mensalidade, com valores variáveis a depender do plano escolhido pelo consumidor.
Com apoio das Divisões Especializadas de Investigações Criminais (Deics) de Ribeirão Preto e Araçatuba, também foram cumpridas ordens judiciais em endereços de Ribeirão Preto e Penápolis, respectivamente, onde foram apreendidos diversos objetos que auxiliaram nas próximas etapas das apurações.