Livro “Barretos em 3ª pessoa” é lançado em live com participação de autores e autoridades
A Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a Academia Barretense de Cultura – ABC realizaram nesta sexta – feira, 28 de agosto, o lançamento virtual da obra “Barretos em 3ª pessoa”, com a participação de autoridades, organizadora e escritores da obra.
A cerimônia virtual foi conduzida pelo prefeito Guilherme Ávila e acompanhada presencialmente pelo secretário municipal de cultura, João Batista Chicalé, pelo presidente da ABC, José Antônio Merenda e pela organizadora da obra, a historiadora Karla Armani Medeiros. Autores e autoras que tiveram seus textos publicados no livro participaram vitualmente. O lançamento foi realizado pelas redes sociais da Prefeitura de Barretos e do prefeito Guilherme Ávila.
“A Prefeitura convidou a Karla para organizar a obra que enaltece a história de Barretos e das famílias Barreto e Marques, por meio das experiências pessoais com locais e monumentos. Barretos já é uma cidade conhecida mundialmente e o livro vai nos ajudar a divulgar ainda mais a nossa cidade, eternizando pontos de nossa história”, disse o prefeito Guilherme.
“É muito gratificante fazer uma live de lançamento de um livro que conta a história de Barretos, no mês de aniversário da nossa cidade, um presente para nossa população, esses livros estarão à disposição da população na Biblioteca Municipal, no Museu Rui Meneses e nas escolas Municipais”, disse o secretário de cultura João Chicalé.
Para a organizadora da obra, Karla Armani Medeiros, “o ‘Barretos em 3a pessoa’ foi produzido com o objetivo de presentear a cidade pelos seus 166 anos. Quando ele foi finalizado, pela pluralidade de autores, estilos e temas, viu-se que ele integrou consideravelmente o time de estrelas que Barretos possui com as suas publicações históricas. Sempre fomos bem servidos de livros memorialistas e de pesquisas históricas, mas é necessário que essa História seja sempre revisitada, colocando novos personagens e diferentes olhares sobre os fatos. Além disso, o próprio momento de lançamento do livro é por si só histórico, devido à pandemia. Tanto que tivemos que optar pelo lançamento virtual, sem aglomerações; o que não significa que o lançamento acabou, ao contrário, faremos um lançamento físico assim que tudo se normalizar. Dessa forma, teremos a oportunidade de olhar nos olhos de cada autor para agradecer intensamente pela colaboração. Por ora, fica o cheiro de livro novo como um carinho quentinho para todos. E que a leitura dos textos seja a principal forma de gratidão aos 34 nomes que estrelam a obra”, completou.
Lançado pela editora Pirapora, o livro traz 32 textos, escritos por 34 autores, entre artigos e crônicas, desenvolvidos por pesquisas e memorialismo, escritos por historiadores, escritores e pesquisadores e têm como foco central o passado da cidade de Barretos. O livro já está disponível no site da Prefeitura de Barretos, na página da Secretaria Municipal de Cultura. Os exemplares físicos serão distribuídos aos autores e à ABC, e também serão disponibilizados para algumas escolas municipais, estaduais e particulares, para a Biblioteca Municipal “Afonso d’E. Taunay” e o Museu Histórico Artístico e Folclórico “Ruy Menezes.
Autores
São 32 textos com 34 autores, pois dois deles foram escritos a duas mãos cada um. Os autores, a maioria nascidos em Barretos, são: Adalgisa Aparecida Borsato Gonçalves da Cruz, Adonias Garcia, Alciony Menegaz, Ana Cláudia Ávila Mader, Aparecida Rosa Moro Carneiro, Aurimar de Freitas Figueiredo, Chamissi Zauith e Maria Eugênia Rocha Nogueira, Conceição Apparecida Ribeiro Borges, Coriolano José Neves, Daniel Bampa Nétto, Elisete Greve Tedesco, Gerson Aparecido Rodrigues, José Antonio Merenda, José Ildon Gonçalves da Cruz, José Mesquita, José Vicente Dias Leme, Karla de Oliveira Armani Medeiros, Luiz Antônio Batista da Rocha, Luiz Umekita, Manoel Nunes Filho, Marcos Valério Diamantino, Michela Silva, Mussa Calil Neto, Newton Teixeira da Silva, Nivaldo Gomes e Nivaldo Gomes Júnior, Patrício Augusto dos Santos Reis, Priscila Ventura Trucullo, Raquel Milagres de Mattos, Sada Abo Ali, Shirley Spaolonsi Pignanelli, Sueli de Cássia Tosta Fernandes e Zaiden Geraige Neto.