Mutirão de testes para Covid-19 começa nesta quarta em Barretos
credito da foto : Jânio Munhoz
Prefeito anunciou que 18 mil testes serão feitos em profissionais da saúde, da segurança, servidores e trabalhadores do comércio local
Barretos inicia nesta quarta-feira, 12 de agosto/20, uma testagem em massa para Covid-19, com a realização de, aproximadamente, 18 mil testes em 40 dias. A ação é uma parceria feita pelo Instituto Butantã, com Cosems – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, Laboratório Hilab e Prefeitura de Barretos.
O Mutirão de testes foi anunciado em entrevista coletiva do prefeito de Barretos, Guilherme Ávila, na manhã desta terça-feira, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Alexander Stafy Franco, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Essa testagem em massa servirá para um inquérito sorológico, mostrando a porcentagem de pessoas que tiveram contato com o vírus. Serão testados, prioritariamente, prestadores da área de saúde pública e privada, profissionais de segurança, comércio e demais funcionários municipais.
De acordo com o secretário de Saúde “trata-se de um teste rápido para detecção de anticorpos para o SARS-COV-2. Uma pequena amostra de sangue é retirada por punção venosa, pela qual é verificada se a pessoa produziu anticorpos contra o novo Coronavírus recentemente ou há mais tempo”, informou.
Os exames serão cadastrados em um aplicativo do Laboratório Hilab e o resultado disponibilizado em cerca de 30 minutos, com a emissão do laudo. “Se o resultado apontar que os anticorpos foram produzidos, o paciente deverá procurar atendimento em qualquer unidade de saúde da Rede Municipal de Saúde”, ressaltou Alex.
O prefeito Guilherme Ávila destacou que “Barretos é uma das cidades que mais testa no Estado de São Paulo, seja por testes rápidos sorológicos ou moleculares RT-PCR. Até agora foram mais de 15 testes já realizados, mais os 18 mil desta ação e a continuidade do programa que vem rastreando pessoas com quem os positivos tiveram contato, chegaremos a testar mais de 30% da população em breve. Um número muito acima da maioria das cidades”, disse.
.