Em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19), o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgëncia) de Barretos vem registrando dia a dia um crescimento expressivo no volume de ocorrências atendidas relacionadas a síndrome gripal. Segundo o coordenador do SAMU, Ronaldo Araújo, diminuíram muito os chamados acidentes de trânsito e de mau súbitos. “Hoje temos em demasia o atendimento com síndrome gripal, com os pacientes sentindo falta de ar e comum possível contágio com o Covid-19. Acredito que no mínimo é 50% dos nossos chamados”, afirmou Ronaldo.
Segundo o enfermeiro, Ronaldo Araújo, todos os chamados recebidos no telefone 192 passam pela avaliação do médico regulador, onde os casos que o paciente tem condições de ficar em casa é orientando para procurar o Posto de Saúde mais próximo e os demais são encaminhados para a UPA ou a Santa Casa”, explicou.
Atualmente, o SAMU atende mais de 40 chamados relacionados à Covid-19, sendo a maioria apresentando sintomas de falta de ar, tosse seca e dor no tórax. “Orientamos a população a manter o distanciamento correto de 1,5 a 2 metros, manter a higienização das mãos, usar máscara quando sair de casa, que são a única maneira de evitar a doença”, orientou Araújo.