SAMU orienta ligar no telefone 193, devido a problemas com operadora 192
Enfrentando alguns problemas técnicos com uma operadora de telefonia contratada para servir ao ramal 192, número oficial do SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria de Saúde, está abrindo queixa oficial junto a Anatel, e orienta a população que, em caso de dificuldades de contato com o telefone 192, ligue no telefone 193, linha dos Bombeiros, que as ocorrências serão prontamente repassadas ao SAMU via rádio. Outra opção é utilizar o número (17) 3321-1400.
A Prefeitura informou que em muitas ocasiões a operadora está encaminhando a ligação diretamente a unidades do SAMU de cidades da região, o que tem causado confusão no atendimento
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) tem finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, que realizam o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.