Polícia Ambiental aborda pescador profissional com 27 kg de peixes, com tamanho inferior ao permitido
A Polícia Ambiental em patrulhamento ambiental terrestre pela estrada que liga aos ranchos do estreito no Rio Pardo, município de Jaborandi/SP, por volta das 16h30 da tarde de quarta (10), os policiais ambientais realizaram a abordagem de um veículo transportando pescados em várias caixas de isopor. Durante a abordagem e realizada a conferência foram constatados 27.64 kg de pescado nativos da espécie Piapara com tamanhos inferiores ao permitido para a captura, que é de 40 cm.
Segundo o sargento Casagrande da Polícia Ambiental, diante dos fatos foi lavrada um multa no valor R$ 1.252,80, por transportar espécimes provenientes da pesca proibida, sendo os peixes doados para entidade beneficente.
“O infrator apresentou carteira de pescador profissional, porém o tamanho de captura deve ser respeitado por todas as categorias de pescadores”, explicou o militar.
O fato configura crime ambiental previsto no artigo 34 da Lei Federal 9.605/98, com pena de detenção de até 3 anos. Segundo o sargento Casagrande, a Polícia Ambiental orienta que as principais regras de pesca estão descritas na Instrução Normativa IBAMA 26/2009, que pode ser consultada facilmente através da internet.