Polícia Civil deflagra operação “Defesa do Consumidor” em Franca
Ação teve a participação do Procon, Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal; foram encontradas irregularidades em seis locais vistoriados
A Polícia Civil de Franca, por meio da coordenação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a operação “Defesa do Consumidor”. A ação teve a participação de outros órgãos e resultou na fiscalização de 10 estabelecimentos comerciais da região, sendo encontradas irregularidades em seis locais.
Os trabalhos foram realizados com apoio do Procon, Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Municipal com foco em supermercados. A operação foi desencadeada após vários consumidores reclamarem do aumento abusivo de preços e da comercialização de produtos vencidos ou sem condições sanitárias para a venda.
Ao todo, participaram das atividades 40 policiais civis, em 12 viaturas. Em seis estabelecimentos fiscalizados foram encontradas irregularidades, como validade vencida ou mercadorias armazenadas indevidamente, levando à apreensão de diversos produtos pela Vigilância Sanitária, que também autuou os comércios. Além disso, alguns locais foram notificados pelo Procon quanto à constatação de prática de preços acima do normal.
Todos os casos foram registrados nas delegacias da área e na especializada como crimes contra contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo. As ocorrências serão devidamente investigaas por meio de inquéritos policiais.