Polícia Ambiental apreende aves silvestres em Severínia
Na manhã desta terça, dia 5, às 9h40, a Polícia Militar Ambiental após recebeu uma denúncia sobre aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro no bairro Karina, no município de Severínia, uma equipe da Polícia Ambiental de Barretos esteve no local, e constatou um total de 14 (quatorze) aves silvestres em cativeiro sem autorização do órgão ambiental, sendo: 05 canários da terra, 05 bigodinho, 02 pintassilgo de cabeça preta, 01 azulão e 01 caboclinho branco, sendo que o caboclinho está ameaçado de extinção.
Segundo o sargento Casagrande, o morador da casa disse que apanhou a maioria em seu próprio quintal e após alimentá-las iria soltá-las em seu sítio. Contudo, as aves foram apreendidas e submetidas a avaliação médica veterinária, sendo após libertadas em uma mata nativa da região, com exceção de duas aves que foram encaminhadas a um viveiro de triagem de aves silvestres, para trabalho de readaptação e posterior soltura.
Foi lavrada uma multa no valor de R$ 11.500,00. Penalmente o autor incorreu em crime capitulado no Art. 29 da Lei federal nº 9.605/98, com pena de detenção de seis meses a um ano, porém, responderá o processo em liberdade, por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.