Projeto da vereadora Paula Lemos cria programa de atendimento médico nas Cemeis
O Projeto de Lei nº 180/2020, aprovado por unanimidade pelos vereadores, na sessão ordinária de 22 de abril, cria o programa de atendimento médico nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).
De iniciativa da vereadora Paula Lemos, o projeto é de saúde preventiva e visa o combate de doenças e melhoria de qualidade de vida da criança por meio de diagnóstico prévio. A operacionalização terá à frente do trabalho um médico pediatra e um enfermeiro nas unidades
de ensino, de forma não periódica, mas sistemática. “Na verdade, desde que engravidei, estudei e recebi orientação sobre a primeira infância como período primordial na construção de qualidade de vida do ser humano”, afirmou. O período chamado de primeira infância – do nascimento aos 6 anos de idade – é responsável determinante para o estabelecimento de habilidades fundamentais aprendidas e, claro, de diagnósticos de patologias infantis que, quando detectadas com antecedência, podem prevenir e promover o cuidado na sua acepção plena, sem prejuízo do desenvolvimento do menor. Do ponto de vista econômico, a implantação do projeto, em curto e médio prazo, representa a redução de demandas do setor de saúde municipal, já que a ação pode reduzir o atendimento, mediante diagnóstico prévio de doenças nas crianças. O projeto aguarda agora sanção e seguirá para sua implantação. “Este projeto é fruto de muito amor e estudo, pois olhar para a criança neste período lhe permitirá ser um adulto melhor em todos os sentidos. É nesta fase da primeira infância que há o maior desenvolvimento cerebral e a imunidade da pessoa é formada. Assim, é necessário que todos, Poder Público, sociedade e família estejam unidos a favor de nossas crianças” conclui Paula.