Coronavírus: Startup cria  ‘voucher inteligente’ que incentiva a recompra e fideliza clientes

Incubada na IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca), a Olo disponibiliza o serviço gratuitamente durante dois meses; veja como aderir

Com a tecnologia de RA (Realidade Aumentada), a mesma utilizada no jogo Pokémon GO, a startup Olo está ajudando empresas a fidelizarem clientes com descontos e brindes a cada compra. Durante a pandemia do novo coronavírus, a empresa – que é incubada na IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) – está oferecendo um dos seus produtos, o voucher inteligente, gratuitamente por um período de dois meses.

“Quando a pandemia começou, um sentimento de solidariedade envolveu todo o mundo. Motivado por várias soluções que surgiram para ajudar o comércio, não pensei duas vezes e resolvi disponibilizar aos lojistas a minha tecnologia, que é voltada para o varejo, como forma de colaborar para manterem suas vendas ativas”, diz Fábio Tadeu Garcia, fundador da Olo.

O voucher inteligente incentiva a recompra e fideliza o cliente. Qualquer empresa do país pode adquirir o produto gratuitamente, independente do porte e do segmento, até o dia 30 de maio. O serviço será oferecido durante dois meses, a partir da adesão.

Segundo o empresário, a única condição para participar é ter a logomarca impressa, ou seja, em cartão de visita, embalagem, panfleto, sacola, entre outros. “A Olo transforma a logo da empresa em um código, com a mesma tecnologia usada para criar o QR Code. Na hora do pedido delivery, o cliente aponta a câmera do celular para a logomarca e captura o voucher com uma promoção para a próxima compra”, explica Fábio.

A promoção pode ser convertida em desconto ou brindes como sobremesa, refrigerante, uma porção extra. A validade do voucher e o brinde são definidos pelo estabelecimento. “Sugerimos dar brindes de produtos que estão parados no estoque para não interferir na margem de lucro, que já está prejudicada por conta da crise. Neste período de recesso da economia, a validade do voucher deve ser de um a sete dias, para acelerar o retorno do cliente e garantir novas vendas”, diz o empresário.

Proprietário do bar Farol da Praça, em Franca (SP), Denis Roberto Maniglia, já era cliente da Olo e oferecia aos seus clientes o voucher com direito a um chope. Com a pandemia e o bar fechado, o empresário teve que se reinventar e recorreu ao delivery para pagar as contas. “Estou abrindo aos domingos e fazendo almoços especiais como JK, filé à parmegiana e feijoada, com vários tamanhos. Com o voucher, a cada compra de um prato para duas pessoas, o cliente ganha uma porção a mais no próximo pedido, ou seja, ele pede para duas, mas leva para três pessoas”, diz.

Neste mês, no final de cada expediente, o comerciante ainda sorteia entre todos os clientes do dia um prato de acordo com o pedido. Denis ressalta que o voucher garante retorno de 60 a 70% dos clientes. “A promoção estimula as vendas numa hora difícil para o comerciante e, ao mesmo tempo, ajuda também o consumidor, que está com dinheiro contado e vai ganhar desconto”, completa.

Fábio conseguiu ainda parceria com uma gráfica, que está doando panfletos para as empresas participantes com a instrução de uso do aplicativo para o cliente final. “A partir do cadastro da empresa consigo gerar o voucher inteligente na hora e a campanha já entra no ar. Essa iniciativa, além de ajudar nossos clientes a vender mais e prospectar futuros clientes, possibilita a todos vivenciarem uma solução inovadora para fidelizar o consumidor”, afirma.

A RA veio para digitalizar o mundo real. É uma experiência interativa de um ambiente do mundo real com elementos que residem no mundo virtual. Através desta realidade, o consumidor pode, por exemplo, saber o preço de uma mercadoria sem perguntar a um vendedor, ver dicas de como preparar um prato no rótulo do produto, caçar descontos.

Fundada em julho de 2019, a Olo começou a atuar no mercado em janeiro deste ano. Há 6 meses, a empresa é uma das 11 incubadas na IMPERA. “Em um cenário econômico normal, empresas inovadoras como a Olo se destacam mais facilmente pela experiência que proporcionam ao consumidor. Mas em um cenário de crise, como o que vivemos, a inovação – seja em produtos, serviços ou mesmo em processos – pode ser a única saída para a sobrevivência de algumas empresas”, afirma Alexandre Benedetti, gestor da Incubadora.

SERVIÇO
Voucher inteligente para empresas
Data: adesão até 30 de maio
Serviço: 2 meses gratuitos a partir da adesão
Informações: (16) 99717-8441

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.