Polícia Ambiental faz apreensão de 66 pássaros em cativeiro
A Polícia Militar Ambiental após receber denúncia de que aves estavam em cativeiro no município de Viradouro/SP, os policiais foram apurar os fatos. No local, na equipe do sargento Casagrande, constatau um total de 66 (sessenta e seis) aves silvestres em cativeiro sendo 01 Inhapim, 01 periquitão Maracanã, 27 canários da terra, 29 coleirinho papa capim e 08 galos de campina.
Segundo apurou a PM, as aves estavam em cativeiro inadequado e algumas em estado de maus tratos, inclusive, duas morreram devido as condições precárias das gaiolas e de limpeza.
Diante dos fatos, as aves foram apreendidas e submetidas a avaliação médica veterinária que constatou maus tratos e em seguida os espécimes em boas condições foram soltos em uma mata da região.
O infrator declarou que capturava as aves na natureza com o auxilio de alçapões, sendo lavradas duas multas, sendo uma no valor de R$ 33.000,00 por ter em cativeiro e outra no valor de R$ 78.000,00 por praticar atos de maus tratos.
O acusado, ira responder a um processo penal em liberdade pelos crimes de manter espécie silvestre em cativeiro e por maus tratos, conforme artigos 29 e 32 da Lei 9.605/98. Os dois crimes prevêem penas de detenção de até 1 ano.