Brasil tem 621 casos confirmados de coronavírus
Os estados de São Paulo e Pernambuco, as cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, e a região sul de Santa Catarina – região de Tubarão – estão com transmissão comunitária, que é quando não há mais como identificar como as pessoas foram contaminadas.
Segundo os números do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira, São Paulo lidera com 286 casos, seguido do Rio de Janeiro 65, Distrito Federal 42, Bahia 30, Minas Gerias 29, Rio Grande do Sul e Pernambuco com 28.
Somente o Amapá, Rondônia, Roraima, Maranhão, Piaui e Mato Grosso não têm casos confirmados para o coronavírus, ainda apenas suspeitos.
Todos os estados estão capacitados para a realização de 30 a 40 mil exames mês.
O Ministério da Saúde apresentou novo protocolo para atendimento mais rápido nos postos de saúde. Nas unidades, a pessoa deve comunicar que está com sintomas respiratórios, onde receberão máscaras e serão isoladas em uma sala específica.
A prioridade serão pessoas acima de 60 anos e doentes crônicos, imunossuprimidos, gestantes, e puérperas.
Só serão encaminhados para o hospital pessoas com dificuldades respiratórias, doenças cardíacas, doenças respiratórias crônicas, doenças renais, imunossuprimidos e doenças cromossômicas.
Pessoas com sintomas leves deverão ser orientadas a isolamento domiciliar, com monitoramento a cada 48 horas por profissionais de saúde.
O Ministério ainda orienta que as mães não parem a amamentação se tiverem gripe, devendo usar máscaras a cada mamada de seu filho.