Com dois casos suspeitos de coronavírus, Barretos anuncia medidas de prevenção
Foto – Os infectologistas Paulo de Tarso Castro, Guilherme Freire, Alexander Staffy Franco e o vice-diretor técnico da Santa Casa, César Silva
Na tarde desta segunda (16), aconteceu no Salão Nobre da Santa Casa de Barretos, uma entrevista coletiva sobre a situação do coronavírus em Barretos e região, diante desta pandemia do Covid-19 pelo mundo. Em Barretos, algumas medidas visando à circulação máxima de pessoas estão sendo adotadas, entre elas, a suspensão das cirurgias eletivas na Santa Casa, avaliação de pacientes com gripe nas UBS e até suspensão de visitas no Hospital de Amor.
Em entrevista a Rádio Jornal, o secretário de saúde, Alexander Stafy Franco, informou que na sexta, dia 13, foi realizada a coleta de material de um idoso de 77 anos e no final de semana, de um homem de 34 anos, com o material sendo encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz de São Paulo e aguardando resultado. “Se enquadraram como suspeitos e foram tomadas as medidas de isolamento. Ao todo foram quatro suspeitos até agora, com dois casos já descartados”, afirmou Alexander.
UBS`, Postão e Santa Casa
Com relação às Unidades Básicas de Saúde e Postão da 23, o secretário informou que foram colocadas equipes nos acessos as unidades, visando evitar a circulação de pacientes. “Nas UBS nós colocamos uma equipe de enfermagem, para verificação de possíveis sinais gripais e irão receber uma máscara e vão para uma sala isolada, onde serão atendidos pelos médicos, que irá definir o critério de atendimento”, afirmou.
Já com relação ao atendimento odontológico, o secretário disse que o foco será a triagem e o atendimento de urgência e emergência. Já a Santa Casa está suspendendo a realização das cirurgias eletivas (sem urgência, consultas e exames de rotinas, e a Secretaria de Saúde está evitando a marcação de consultas e exames de rotina para pessoas acima de 60 anos. “Hoje nós temos um sistema de informatização que permite a classificação de risco que o médico colocou lá. Vamos dar prioridade aos pacientes mais graves e vamos diminuir o atendimento no postão, para evitar a aglomeração de pessoas”, afirmou o secretário Alexander Stafy Franco.