PM realiza teste de bafômetro em mais de 17 mil motoristas durante o Carnaval

A Polícia Militar submeteu mais de 17 mil motoristas ao teste de etilômetro, durante Operações Direção Segura (ODS), deflagradas no Carnaval de 2020 – de sexta (21) à terça-feira (25). A quantidade de motoristas avaliados é recorde para o período festivo analisado.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPran). Os agentes permaneceram em regime de prontidão em toda a malha viária paulista – mais de 22 mil quilômetros das rodovias estaduais – durante a Operação Carnaval Mais Seguro 2020.

Ao todo, nos cinco dias de operação, 17.631 pessoas foram submetidas ao teste de elitômetro. O número de condutores avaliados é recorde para o período e representa um aumento de 52,86%, em comparação aos cinco dias relacionados ao Carnaval do ano passado.

Essa intensificação nas atividades resultou em 1.397 motoristas autuados por dirigir sob influência álcool ou substâncias psicoativas – ou seja, mais de 43,7% do total de condutores que foram penalizados no carnaval de 2019.

Além disso, 6.667 carros e motos foram vistoriados, sendo que 174 veículos foram apreendidos. As atividades foram deflagradas em diferentes locais do Estado de São Paulo, para coibir as infrações e garantir a segurança no trânsito.

Penalidades para quem dirigir sob efeito de álcool

Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência ou mesmo de recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, resulta em infrações gravíssimas.

As multas saem no valor de R$ 2.934,70, além do recolhimento imediato do documento de habilitação e suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência, as multas são no valor de R$ 5.869,40. A conduta também pode caracterizar o crime com pena de detenção de seis meses a três anos.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.