Governo Doria assina criação do DEIC de São José do Rio Preto

Fonte – Diário da Região

Decreto do governador do Estado, Joao Doria, publicado no último sábado, 22, criou a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) em Rio Preto. São necessários 60 profissionais para compor a nova força de elite da Polícia Civil de Rio Preto, que já enfrenta déficit de 204 policiais. Para preencher as vagas, o governo estadual promete novos concursos e a contratação de mais policiais.

O Deic vai reforçar a estrutura de investigação da Polícia Civil das 96 cidades da região de Rio Preto. Mas, por enquanto, não há previsão de quando o órgão vai começar a funcionar.

Serão incorporadas à nova divisão a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) e todas as equipes de policiais, incluindo os quatro delegados: Alceu Lima de Oliveira Júnior (atual coordenador da DIG), Paulo Buchala Júnior, Wander Luciano Solgon e Lincoln Oliveira. Também será incorporada à divisão o Grupo de Operações Especiais (GOE), que conta com seis policiais, atualmente comandados pelo delegado Alexandre Del Nero Arid.

Quem deve assumir o comando da Deic Rio Preto é o delegado Celso Reis Bento, que atualmente trabalha no Deinter-5 como um dos delegados assistentes do diretor, João Pedro Arruda. Ele assume a função nesta quarta-feira, 26. “Como sempre, estarei pronto para assumir esse novo compromisso. Na quarta terei acesso ao Decreto na íntegra,” disse o delegado. “Terei que conversar com o diretor (Arruda), mas será rápido a sua instalação.”

A nova divisão contará com nove equipes, inclusive com Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro, e funcionará no prédio onde atualmente está instalada a DIG, na avenida Domingos Falavina, Jardim Vale do Sol, região Norte de Rio Preto.

O delegado seccional de Rio Preto, Silas José dos Santos, afirma que terá de ceder policiais do atual efetivo da Polícia Civil para que seja composto o Deic. “Já havia rumores no final do ano passado de que a Deic seria criado em Rio Preto, mas a previsão é de que o decreto fosse assinado em abril. O governo resolveu adiantar o cronograma”, comenta o delegado. Silas também deve se reunir nesta semana com Bento para acertar quais policiais serão incorporados à nova divisão.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.