Colina é destaque na região na geração de empregos em 2019
No comparativo com o ano de 2018, o município de Colina registrou alta de 7,20% de crescimento em 2019.
Os números constam de relatório divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.
Das novas vagas abertas no ano passado, destacam-se os setores da indústria, comércio, serviços e agroindústria.
De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura do município, Renê Ângelo Sasaki de Souza, um dos motivos para os bons números da cidade foi o reflexo das contratações oriundas do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), devido ao estreitamento de relacionamento com empresas da cidade para realização de processos seletivos no órgão. Ele lembrou ainda que além do trabalho para a abertura de mais empresas, a Prefeitura mantém parcerias para a formação de mão de obra qualificada, através de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente à população. “No ano de 2019, oferecemos grande variedade de cursos gratuitos nas áreas de serviços, agroindustrial e profissionalizantes, como de Eletricista, Costura, Culinária, Tratorista, Sangrador de Seringueira, Aplicador de Agrotóxicos, Técnicas em Vendas, entre outros. O curso de Operador de Máquinas, por exemplo, teve 270 inscrições. Os participantes, além da qualificação, têm, através da agência local do Banco do Povo, a possibilidade de financiar seu empreendimento a juros baixíssimos, chegando a zero no caso da Super MEI”.
Importante destacar que o município oferece cursos profissionalizantes não só através da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura. Todas as secretarias e o Fundo Social de Solidariedade, trabalham integrados, desenvolvendo e oferecendo projetos e programas à população voltados ao empreendedorismo, que é uma das prioridades da Administração.
Além disso, o município coloca à disposição da população cursos gratuitos, através do Polo Colina da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São e o Polo Colina da Unirp, oferece cursos a preços acessíveis, graças a parceria entre a Prefeitura e a Instituição. O curso Técnico em Segurança do Trabalho, também oferecido gratuitamente pela Prefeitura em parceria com o Centro Paula Souza, é outra opção ofertada à população.
Para o Prefeito Municipal, Dieb Taha, o desempenho positivo do município deve-se à política da Administração, não só de incentivos às empresas para que se instalem no município, mas ao desenvolvimento de um conjunto de ações, que envolve todas as secretarias, voltado para geração de emprego e renda para população. “É neste sentido que a Prefeitura vem atuando. O desemprego infelizmente afeta todo o país, e ainda assim, Colina apresenta números positivos, o que nos deixa satisfeitos, pois mostra que nossas ações de enfrentamento têm surtido efeito, e estão confirmadas nos números do Caged”. Dieb destacou também a existência de um Distrito Industrial atrativo, com total infraestrutura, onde muitas empresas já estão instaladas e em pleno funcionamento, à disposição para outras empresas que queiram se instalar no município.