Guaíra registrou 1º caso de dengue em 2020
Foram 22 notificações, 1 positivo, 8 negativos e 13 suspeitos, e a Secretaria de Saúde está em alerta com o retorno do vírus tipo 2, o qual a maioria da população é susceptível
Hoje dia 17 de janeiro, à tarde foi confirmado o primeiro caso de dengue no ano. O paciente é uma criança do bairro Reynaldo Stein e as equipes do Centro de Controle de Vetores já estão trabalhando na execução do protocolo de bloqueio do caso.
Atualmente são 22 notificações, 1 positivo, 8 já foram descartadas e 13 ainda constam como casos suspeitos aguardando resultados de análises clínicas.
Mesmo com apenas um caso positivo, a Secretaria Municipal de Saúde permanece em estado de alerta, primeiro, porque quantidade de larvas e criadouros encontradas nas visitas dos Agentes de Controle de Vetores aumentou significativamente no mês de janeiro, e, outra agravante é que voltou a circular na região sudeste do Brasil, o tipo 2 do vírus da dengue, que há muitos anos não era detectado em pacientes na região. Assim Ministério da Saúde teme uma explosão de casos nos próximos meses, se não forem executadas, a risca, medidas de controle.
A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do Aedes aepypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e no meio urbano, também, a febre amarela. A equipes de controle de endemias têm encontrado muitas larvas em criadouros já conhecidos, com pratinhos de vasos de plantas.