Colina registra 04 casos suspeitos de Dengue no início de janeiro

 

Colina já registra nesse início de janeiro 04 casos suspeitos de Dengue. Desses, 02 foram registrados no Conjunto Habitacional “Napoleão Francisco Jorge” (Cohab 3), 01 no bairro Pedreira e 01 no Jardim Primavera.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, Departamento de Controle de Vetores, os locais passaram por varredura, que compreende bloqueio, eliminação de criadouros e busca ativa de novos suspeitos, que se mostrou negativa.
A recomendação da Secretaria é para a população redobrar os cuidados nesse período de calor e chuvas, combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde – Controle de Vetores, mantém durante o ano todo um cronograma de ações de combate e prevenção, como o trabalho diário casa a casa de vistorias em quintais e terrenos, vistorias em pontos estratégicos, coleta de materiais inservíveis, orientações educativas, entre outras.
Estudos do Ministério da Saúde apontam que 80% dos focos encontram-se dentro das residências. “Se a população não fizer a sua parte, verificando diariamente seus quintais e eliminando possíveis criadouros, as nossas ações serão insuficientes para frear a evolução do mosquito e evitar o aparecimento de mais casos”, esclareceu o Coordenador de Fiscalização Epidemiológica, Antonio Donizete Figueira, que ainda alertou que a Dengue mata, a Chikungunya deixa seqüelas e o Zika deixa marcas para a vida toda.
Somente a ação conjunta entre o Poder Público e a população pode evitar as doenças. Os cuidados são de conhecimento de todos e o enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva.
A Secretaria da Saúde orienta que em caso de suspeita o paciente deve procurar imediatamente os serviços de saúde e, principalmente, notificar a Vigilância Epidemiológica, para que sejam tomadas as medidas preventivas para impedir a contaminação de mais pessoas.
Colina registrou no ano de 2019, 884 notificações, com 293 casos positivos de Dengue, sendo 187 autóctones e 106 importados.
Brasil – O Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue em 2019, um aumento de 488% em relação a 2018, segundo dados do Ministério da Saúde. Desse total, 782 pessoas morreram em todo o país. O estado de São Paulo foi responsável por mais de 33% dos casos de dengue seguidos de morte no país, com 400.184 casos registrados, seguidos por 263 óbitos. Os dados são da Secretaria da Saúde estadual.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.